DATA DA SESSÃO:07 DE NOVEMBRO DE 2024
HORA:09:00 HORAS
ENDEREÇO PARA ENVIO:PORTAL COMPRAS PÚBLICAS https://www.portaldecompraspublicas.com.br/
VALOR ESTIMADO (R$):Orçamento sigiloso.
NÚMERO DO PROCESSO:25070002/2024
REPARTIÇÃO/SETOR INTERESSADO:Secretaria Municipal de Saúde
OBJETO DA LICITAÇÃOContratação para a aquisição de unidade móvel de saúde – ambulância tipo “A”.
1.1. Faz-se necessária a presente contratação buscando atender à crescente necessidade apresentada pelo município de Jucurutu/RN de qualificar o transporte sanitário de pacientes em decúbito de forma segura, atendendo a demanda de locomoção dos usuários que carecem de atendimento no próprio município e nos municípios vizinhos. Essa demanda tem crescido mais e mais nos últimos anos, com o número de habitantes com deficiência evoluindo e a quantidade de pacientes oncológicos indo de 77 internações em 2022 para 184 em 2023 (DATASUS). Estas internações ocorrem na cidade de Natal/RN, e seu translado não pode ser realizado em carros de passeio ou van de transporte sanitário.
1.2       O transporte sanitário eletivo em ambulância tipo A realiza 24 viagens a Natal/RN e em média 12 viagens a Caicó/RN por mês para levar e buscar pacientes em tratamento, e é fundamental para atender a demanda frequente de pacientes que fazem tratamento fora de domicilio (TFD), e periodicamente necessitam da realização de consultas, exames e tratamento de doenças crônicas no próprio município e nos municípios de referência, onde a demanda aumenta diariamente, sejam com pacientes com deficiências, idosos acamados, ou pacientes com trauma físicos provenientes de acidentes. No município, todo serviço eletivo e de internação dessa natureza é referenciado para os municípios circunvizinhos, capital do estado e municípios de referência em outros estados; temos como referências em oncologia o município de Caicó/RN (52 km de distância), o município de Natal/RN (255 km de distância) e o município de Mossoró/RN (135 km de distância). Com relação à rede da pessoa com deficiência, temos três pacientes que são acompanhados no município de Fortaleza/CE (380 km de distância), realizando atendimentos mensais e bimestrais no Hospital Sarah Kubitschek.
1.3       A demanda existente é de, em média, 128 pacientes por mês para consultas e exames de referência – com 12 dos pacientes sendo de hemodiálise referenciados à Clínica do Rim em Caicó/RN, sendo 3 sessões semanais para cada paciente, somam-se 12 deslocamentos mensais–em Caicó/RN e Natal/RN rotineiramente para exames e consultas agendadas, principalmente na Liga Norte Riograndense de Combate ao Câncer. Assim, a ambulância estará destinada a todos os usuários que necessitam de deslocamento programado para realizar tais procedimentos, regulados e agendados que necessitam de transferência em decúbito.